Qualificação de P3

From DPWiki
Jump to: navigation, search
DP Official Documentation - Proofreading
Content of this page is outdated and the translation requires updating. If you have questions, please contact one of the page editors (shown in the footer at the bottom of this page).
Langues: English Français Português


Para obter informações gerais relativas à qualificação para trabalhar nas diversas rondas (ou seja, P2, P3, F1, F2, etc.), consulte os Requisitos de Acesso.

Perguntas Frequentes de Acesso às Rondas

Existe informação (ligeiramente desacualizada) sobre o processo de qualificação de P3 na Round Access FAQ (tenha em mente que o acesso a P2 é automático assim que os requisitos sejam reunidos e que o pedido de acesso seja efectuado através de um clique num botão). Este artigo não repete a informação aí existente, é um conjunto de informação adicional reunida dos fóruns. (Alguns dos parágrafos são citações de artigos de fóruns de avaliadores, como DMkazoo, JulietS e yralih, justificando o uso da primeira pessoa.)

Requisitos Base

Os requisitos base de acesso a P3 encontram-se listados na página de P3, logo acima da lista de projectos disponíveis. Estes são:

  • 150 páginas revistas em P2
  • 50 páginas formatadas em F1
  • Passar o exame de revisão
  • 6 semanas desde o registo no DP

Por favor, tenha em mente que um avaliador irá verificar pelo menos 50 das suas páginas de P2 mais recentes que tenham concluído P3. (Excepção feita a algumas circunstâncias especiais, não queremos avaliar páginas até que tenham sido revistas em P3!) Assim que reunir estes requisitos, pode solicitar o acesso a P3 através da ligação existente na página de P3, por baixo da lista de requisitos.

O porquê das páginas F1?

Para informações sobre a necesidade de ter algumas páginas formatadas em F1 antes de pedir acesso a P3, consulte o fórum com início aqui.

Avaliação de Páginas

Depois de pedir acesso através da página de P3 page, um avaliador irá verificar pelo menos 50 das suas páginas de P2 mais recentes. Se não tiver deixado escapar muitos erros, irá obter o acesso a P3. Se tiver deixado escapar muitos erros, irá receber um pedido para rever mais páginas e para tentar de novo. Independentemente do desfecho, deve receber uma mensagem a informá-lo do estado do seu pedido e a lista de páginas utilizada para avaliação. Se pedir acesso antes das 50+ páginas terem sido revistas em P3, tenha em mente que a espera de resultados pode ser superior a um mês.

Que páginas?

Não podemos proceder à avaliação antes de pelo menos 50 das suas páginas, de pelo menos 3 projectos diferentes, tenham sido revistas em P3. A forma como efectuamos as avaliações baseiam-se no que o voluntário de P3 identificou como algo que lhe escapou. Aguardar pela revisão em P3 do número necessário de páginas é o que geralmente leva mais tempo. Não contabilizamos páginas que sejam perfeitas desde P1 como fazendo parte das 50 páginas para avaliação.

Trabalhamos sempre de trás para a frente, da mais recente para a mais antiga. Talvez avaliemos mais do que 50 páginas para P3 porque quando iniciamos o trabalho num projecto, vemos todas as páginas desse projecto (o que significa que se 100 páginas de um projecto tiverem sido revistas em P3, o que ocorre em LOTE, nós verificaremos essas 100 páginas). Assumimos que o seu trabalho melhorará com o tempo e simplemente não consideraremos o seu pedido se não tiver trabalho recente disponível.

E ainda, se as últimas 55 páginas forem todas em obras de ficção e as 15 seguintes não, iremos também verificar provavelmente estas últimas, simplemente porque são utilizadas capacidades diferentes. (Da mesma forma, se as últimas 55 páginas forem de partes diferentes do mesmo projecto.) Francamente, quanto mais páginas melhor, até ao máximo de 100, sendo 50 o número mínimo. No caso de nova tentativa de acesso, não será considerado nenhum trabalho desenvolvido antes da última avaliação, apenas as revisões mais recentes depois do voluntário ter sido alertado dos erros anteriores.

Por outro lado, existe também aquilo a que se chama barreira psicológica; se o trabalho desenvolvido for muito bom desde há algum tempo até agora, havendo uma pausa de uma semana antes da qual trabalho menos bom começa a surgir, devo assumir que algum tipo de auto-melhoramento ocorreu nessa semana e irei ignorar o trabalho efectuado antes dessa data (se existirem páginas suficientes para efectuar a avaliação), ou pelo menos até certo ponto não ter em conta.

Tento sempre que possível dedicar-me a projectos actuais. (Tendo perto de 4 meses ou menos.)

Projectos P3 Qual

Alguns projectos em P2 têm "{P3 Qual}" depois dos seus títulos. Estes projectos passam mais rapidamente para P3, saltando as listas de espera, e será revisto mais rapidamente assim que lá chegar. São uma forma dos revisores obterem diffs das suas páginas sem ter de esperar muito tempo devido às filas de espera de P3.

Todas as páginas que tiverem passado por P3 são válidas. Em termos práticos, isto significa apenas que as Quals, e ocasionalmente os livros de Special Day (Dia Especial) que passam para P3 mais rapidamente uma vez que podem saltar as listas de espera. Humor, Sci-fi, Leitura Juvenil, Mistério, Terror, Arte, Arquitectura, Ensaio e Saúde têm listas de espera de P3 curtas, assim, trabalhar nestes géneros em P2 é uma boa opção pois serão revistos em P3 rapidamente.

Pode consultar a lista de todos os projectos {P3 Qual} disponíveis para revisão em P2 ao aceder à página de Project Search (Pesquisa de Projectos).

Quantos erros?

Antes de adicionarmos outra ronda de revisão (apelidada na altura de P2alt), o limite de erros para o acesso a P3 era um erro grave em 5 páginas (média das 50+ páginas claro). Uma vez que virtualmente todas as páginas que erão consideradas erão oriundas de projectos de P3 Qual, foi-nos possível manter o mesmo número. Decidimos manter este rácio de erro (1/5) para já. Isto significa que dividimos o número de páginas avaliadas pelo número de erros encontrados, e geralmente aceitamos pedidos em que o número resultante é superior a 5.

Por exemplo: O MickJagger fez revisão de 323 páginas em P2. Destas, 162 foram revistas em P3. Dessas 162 páginas, 72 não tinham alterações efectuadas em P2 ou P3, deixando 90 páginas elegíveis para avaliação. Infelizmente, MickJagger não detectou 41 erros, dando-lhe um rácio de erro de 2.195 e ele não conseguiu acesso desta vez. O IggyPop fez revisão de 157 páginas em P2, das quais 121 foram revistas em P3. Apenas 6 não tinham diffs, deixando 115 para avaliação. O IggyPop é um revisor nato e apenas não detectou 8 erros, dando-lhe um rácio de 14.375 e o acesso a P3.

Os avaliadores, DMkazoo, susanskinner e JulietS, têm em mente a dificuldade geral de uma página. Algumas páginas não serão consideradas para efeitos de acesso se tiverem substancialmente mais do que os erros de OCR habituais para corrigir. De igual modo, de uma forma lata, não consideramos páginas que não estejam no seu idioma materno (se conseguirmos identificá-lo). Podemos ignorar páginas muito longas ou contabilizá-las como várias páginas. As avaliações incluirão notas sobre estas coisas. Esta é mais uma razão pela qual temos humanos a efectuar as avaliações.

Excepções

Mas, sabemos que pode ser demais para uma comunidade pequena (como LOTE), e deixámos um caminho alternativo para o acesso a P3 ou F2 nestes casos. Pode enviar uma mensagem a JulietS ou DMkazoo ou um email com os nomes de utilizador dos voluntários que julga ser capazes de trabalhar em P3 ou F2 ou ambos, e veremos se conseguem acesso. Por favor, tenha em mente que a recomendação tem de vir de alguém que já trabalhe nesas rondas e que apenas se aplica a comunidades pequenas que necessitem de conhecimento (neste caso, idioma) que a maioria dos nossos voluntários não têm.

Melhorar a Precisão da sua Revisão

Se não estiver satisfeito com a qualidade dos seus diffs, é escusado pedir acesso (só para clarificar). Pode continuar a trabalhar a sua revisão até achar que as diffs das suas últimas 75–100 páginas de Qual são boas, e só aí pedir acesso. No entanto, se quiser que uma avaliação oficial do seu trabalho concluído com as sugestões de revisão à medida das suas potenciais áreas de melhoria particulares, por favor avance e peça acesso.

Os projectos Qual são excelentes e apropriados para ter noção da sua revisão quando se debate com um problema (ou para acumular páginas suficientes para obter uma avaliação), não são o melhor local para trabalhar esse problema. Pense neles como água: algo necessário e que pode utilizar. No entanto, não deixe esgotar.

Se algum candidato a P3 tiver um erro recorrente deve concentrar algum tempo nesse erro nos projectos normais. Escolha um livro que se mantenha pelo menos uns dias. Experimente as suas novas estratégias de revisão nele. Volte no dia seguinte e reveja as páginas novamente com outros olhos. Se encontrar situações da segunda vez que deixou escapar na primeira, tente perceber quais e por quê. Considere pedir feedback a um voluntário de P3.

Depois de achar que fez progressos nessa frente, por favor, reveja 5 ou 10 páginas de projectos Qual para obter diffs de P2–P3 e para verificar se coincidem com o que pensa. Se tudo estiver bem, reveja mais páginas de Quals tendo em vista a acumulação de páginas suficientes para pedir acesso. Se surgirem problemas, volte a praticar em projectos normais, e regresse às Quals para verificar o seu progresso.

Pode encontrar outras estratégias no tópico Tips'n'Tricks on improving proofing accuracy.

Páginas Wiki Relacionadas

Requisitos de Acesso

Estarei Preparado Para P3?

To comment or request edits to this page, please contact jjz or John_NZ.

Return to DP Official Documentation Menu