Estarei Preparado Para P3?

From DPWiki
Jump to: navigation, search
DP Official Documentation - Proofreading
Idiomas: English Français Português


Esta página existe para ajudá-lo a saber o que fazer antes de clicar no botão "Request Access" da Página de P3. Esta informação foi retirada deste tópico por GM. Siga estes passos por ordem. Não clique no botão até ter seguido todos os passos com sucesso.

Utilize o Script

Em primeiro lugar, clique nesta ligação: Script de Revisão de Trabalho (esta ligação irá definir os seguintes valores por si).

  • "Work round" = P2
  • "Review round" = P3
  • "Max days since last save" = 100 (este é o valor por omissão utilizado pelos Avaliadores)

Siga Estes Passos

  • 1. Existem pelo menos três projectos listados? Se a resposta for Não, STOP. Terá de aguardar até que esta página liste três ou mais projectos para si. Se a resposta for Sim, prossiga para o passo seguinte.
  • 2. No primeiro projecto listado, tem alguma das suas páginas "Saved in P3" (Guardadas em P3) (ou seja, alguém já verificou as suas páginas em P3)? Se a resposta for Não, prossiga para o projecto seguinte e responda à mesma pergunta. (Não podemos avaliar páginas que ainda não tenham sido revistas em P3!)
  • 3. Depois de identificar o primeiro projecto da lista com páginas concluídas em P3, clique no título do projecto. Esta acção irá apresentar a lista "Just my pages" (Apenas as minhas páginas) desse projecto. (Os avaliadores iniciam um ficheiro de texto nesta altura, copiando o título do projecto).
  • 4. Uma vez que páginas sem alterações em P2 e P3 não nos dizem nada sobre o seu trabalho, vamos identificar quantas páginas elegíveis existem:
    • a) Aponte o número total de páginas que trabalhou em P2 nesse projecto. (Pode ver esse número na coluna mais à esquerda, ou retirá-lo da coluna "Pages saved by user in P2" do script).
    • b) Dê uma vista de olhos nas colunas de diff de P2 e P3; conte quantas são as que apresentam "no diff" em ambas as colunas.
    • c) Subtraia esse número ao total de páginas que identificou acima. Este é o número de páginas elegível para avaliação.
  • 5. Verifique cada diff de P3 desse projecto (nós verificamos todas as diffs de P3 num projecto, não apenas algumas): Tome nota de cada alteração; é um erro de revisão que foi corrigido? Os erros que vemos frequentemente são pontuação em falta ou em excesso, sinalização de citação espaçada, erros tipográficos, linhas em branco em falta antes dos parágrafos, e texto em falta. Adicionalmente encontramos [*notas]. Conte cada erro de revisão (os Avaliadores copiam a ligação da página diff e depois contabilizam e apontam os tipos de erros para cada página). Estes não são todos os erros possíveis, apenas os mais frequentes. Em caso de dúvida, reveja os Comentários do Projecto, o Fórum do Projecto e as Regras de Revisão. Se ainda não tem a certeza (e sim, os voluntários de P3 às vezes cometem erros), pode pedir esclarecimentos no Tópico de Revisão Explain that Diff!. Lembre-se, nem todas as diffs são erros!
  • 6. Repita os passos do 2 ao 5 para cada projecto até atingir pelo menos o total de 50 páginas elegíveis ou até não ter mais projectos na lista. (Se não tiver mais projectos na lista e ainda não tiver as 50 páginas elegíveis em pelo menos três projectos diferentes, então STOP não está preparado para pedir acesso.) Aguarde alguns dias e tente novamente.
  • 7. Conte o número de erros que identificou.
  • 8. Determine o rácio de erro: Procuramos um rácio de erro não superior a 1 erro em 5 páginas. Assim, se tiver exactamente 50 páginas, só pode ter no máximo 10 erros para passar. Se forem 75 páginas, 15 erros. Não peça acesso se tiver mais do que o número de erros permitido.
  • 9. Se a sua auto-avaliação lhe parecer favorável, PEÇA ACESSO a P3!

(Disclaimer: Os Avaliadores podem ter uma opinião diferente da sua avaliação.)

Páginas Wiki Relacionadas

To comment or request edits to this page, please contact jjz or John_NZ.

Return to DP Official Documentation Menu